Hepatite aguda e lesão renal devido ao consumo de bebida energética: relato de caso

Bebidas energéticas podem nos ajudar a nos sentir mais reativos. No entanto, o consumo alto e regular deles pode levar nosso corpo a sérias conseqüências. Aqui, um caso de lesão renal aguda e hepatite, relacionado ao consumo de bebida energética, e supostamente o primeiro de seu tipo já relatado.

Um relato de caso realizado pela University of Florida e publicado no Journal Medical of Case Reports no início de 2020 relata que o consumo de bebidas energéticas (DEs) aumentou de 2003 para 2016 em todas as faixas etárias nos EUA. o conseqüências que eles podem ter em nosso corpo são muitos, incluindo sintomas psiquiátricos, arritmias, parada cardíaca, infarto do miocárdio, convulsões e comprometimento renal e hepático. O relato de caso a seguir é sobre uma mulher que entrou no pronto-socorro com fraqueza, fadiga, confusão e delírio. Esses sintomas acabaram sendo devidos a lesão renal aguda e hepatite aguda.

Hepatite aguda e lesão renal - A apresentação do caso

A Mulher branca de 62 anos entrou na unidade de internação com vários dias de história de confusão progressiva, fadiga, sono ruim, ingestão reduzida, náusea e vômito. Ela já está em cuidados paliativos há 4 meses desde a interrupção do tratamento para carcinoma de pequenas células do pulmão esquerdo.

Na avaliação inicial, pensava-se que sua condição provavelmente provinha do progressão do câncer. Ela foi tratada sintomaticamente por náusea e delírio, mas continuou a declinar. Ela desenvolveu diaforese, diminuição do nível de consciência, aumento da fraqueza e letargia. Uma história adicional revelou que, durante várias semanas antes da admissão, seu apetite havia diminuído com a ingestão mínima, exceto por cinco a seis latas de um ED diariamente sem açúcar e 16 onças fluidas. Depois, eles conseguiram hepatite aguda e rim foram comprometidos devido ao consumo de DE.

Por que as bebidas energéticas podem ser tão "perigosas"?

As doses que causaram as lesões variaram e provavelmente se devem a interações com outros ingredientes. Os ingredientes dos DEs variam, mas a maioria contém cafeína, L-carnitina, taurina, vitaminas do complexo B, glucuronolactona, antioxidantes, minerais, guaraná, sacarose, Ginkgo bilobae / ou ginseng, alguns dos quais atuam como estimulantes. Alguns relatos de casos anteriores revelaram lesão renal aguda (LRA) induzida pelo consumo excessivo de bebida energética que se acredita ser devida à taurina. Por outro lado, outros relataram hepatite aguda (HA) atribuída à niacina.

Bebidas energéticas são diferentes de "bebidas esportivas". Enquanto os últimos fornecem hidratação, os DEs contêm altos níveis de carboidratos, que afetam a absorção de fluidos e causam desconforto gastrointestinal, além de cafeína, que causa diurese, levando ao aumento da produção urinária e à natriurese, em vez de hidratação.

Tratamento de hepatite aguda e lesão renal dia após dia

No dia 3, testes laboratoriais revelaram disfunção hepática e renal significativa. Os testes basais de rim e fígado estavam dentro da faixa normal 2 meses antes, exceto pela fosfatase alcalina (ALP) levemente elevada. Uma radiografia de tórax mostrou sem doença cardiopulmonar aguda. Ela recebeu hidratação com soro fisiológico, tratamento empírico da infecção com ceftriaxona por causa da contagem elevada de glóbulos brancos (WBC), e seus medicamentos em casa foram ajustados para as funções hepáticas e renais.

No dia 6, os testes mostraram fígado ligeiramente melhorado, mas agravando a função renal. A cultura de urina foi negativa e o WBC normalizou. O ultrassom revelou ecogenicidade normal do fígado, vesícula biliar normal com espessura de parede de 2 mm, dilatação extra-hepática e intra-hepática leve do ducto e rins normais. Cuidados de suporte foram fornecidos com hidratação, medicamentos parenterais e controle dos sintomas.

No entanto, nos dias 8 a 9, ela ficou mais alerta e começou a tomar alimentos, líquidos e medicamentos de forma confiável pela boca. A repetição dos exames laboratoriais no dia 10 mostrou melhora significativa consistente com seu estado clínico com função renal normal e enzimas hepáticas muito melhoradas. Ela retornou ao seu estado mental e funcional de base e recebeu alta no dia 14 com instruções para evitar consumo adicional de qualquer produto ED.

Ainda existem estudos limitados sobre os efeitos a longo prazo dos ingredientes ED em humanos. O caso relatado acima é um paciente que bebia de cinco a seis latas de DE por dia.

O paciente parecia desenvolver LRA e HA simultaneamente. Ela negou o uso de suplementos de ervas ou álcool. Ela disse que já havia testado negativo para hepatite viral, não tinha novos medicamentos ou imagens recentes com contraste, e não usava medicamentos nefrotóxicos. Seu consumo diário de tantas latas de bebida energética era hé o fator de risco mais forte.

A literatura nos faz saber que tO principal colaborador da LRA foi provavelmente a taurina e, para a HA, a niacina, embora outros ingredientes ou combinações de ingredientes também possam ter desempenhado um papel.

Em conclusão ...

Segundo os pesquisadores, esse é o primeiro caso relatado de LRA e HA induzidas por ED simultaneamente. A melhor conclusão que podemos concluir é que, até que a pesquisa revele segurança ao beber grandes quantidades de DEs e seus ingredientes, o uso excessivo deve ser evitado.

AUTORES

Raed Al Yacoub: Divisão de Medicina Hospitalar, Departamento de Medicina Interna, Universidade da Flórida

Debra Luczkiewicz: Centro de Cuidados Paliativos e Hospitais, Cheektowaga, NY, EUA

Christopher Kerr: Centro de Cuidados Paliativos e Hospitais, Cheektowaga, NY, EUA

LEIA TAMBÉM

Primeiro caso de meningite associada à SARS-CoV-2. Um relato de caso do Japão

Relato de caso: uma dor na mandíbula revelou-se uma infecção por tétano causada por uma ferida no antebraço

Síndrome de Kawasaki e COVID-19, pediatras no Peru discutem os primeiros casos de crianças afetadas

FONTE, REFERÊNCIAS E TABELAS AQUI

Journal Medical of Case Reports

Comentários estão fechados.