Síndrome do choque tóxico em emergências: o que é?

A síndrome do choque tóxico é uma condição clínica caracterizada pelo início rápido de febre, erupção cutânea, pressão arterial baixa e dor muscular

É causada principalmente por substâncias, chamadas toxinas, produzidas por bactérias como os estafilococos, que são capazes de causar uma grande reação inflamatória em todo o corpo.

O início dos sintomas da síndrome do choque tóxico é repentino, com:

  • Febre;
  • Calafrios;
  • Mal-estar generalizado;
  • Fraqueza;
  • Dores de cabeça;
  • Dor de garganta;
  • Dores e dores musculares;
  • Dor abdominal;
  • Vômito e diarréia;
  • Aparecimento em 24 horas de vermelhidão difusa e uniforme da pele seguida de descamação.

Dentro de 3 a 7 dias após o início, a descamação afeta as palmas das mãos e as solas dos pés.

O estado geral pode piorar progressivamente com envolvimento de múltiplos órgãos, caracterizado pelo aparecimento de:

  • Pressão arterial baixa;
  • insuficiência renal com eliminação de urina reduzida;
  • Insuficiência hepática;
  • Baixa contagem de plaquetas;
  • Fluxo sanguíneo insuficiente para o cérebro, que pode se manifestar como sonolência, confusão, irritabilidade, agitação e alucinações.

O diagnóstico da síndrome do choque tóxico deve ser suspeitado em crianças saudáveis ​​nas quais o início súbito de febre, erupção cutânea, pressão arterial baixa e sofrimento de múltiplos órgãos é observado

Os fatores de risco incluem:

  • Em adolescentes pós-púberes pelo uso de tampões internos;
  • história de cirurgia recente;
  • infecções recentes da pele e dos tecidos moles, as partes mais superficiais do corpo.

O diagnóstico da síndrome do choque tóxico é baseado em critérios clínicos: febre, hipertensão, eritema difuso e descamação com envolvimento de pelo menos três órgãos e / ou aparelhos.

Deve ser demonstrado por exames de sangue e culturas que a doença não é causada por uma infecção.

Deve-se sempre obter sangue, tecido ou cultura vaginal em meninas menstruadas, mas o isolamento de Staphylococcus não é necessário para o diagnóstico: o isolamento da bactéria é observado em apenas 5% dos casos.

O monitoramento contínuo da função dos rins, fígado, medula óssea, coração e pulmões é essencial.

Investigações instrumentais (ressonância magnética e tomografia computadorizada) são necessárias em caso de isquemia ou edema cerebral.

Síndrome semelhante ao choque tóxico ou síndrome do choque tóxico estreptocócico (STSS) é uma variante muito semelhante à síndrome do choque tóxico (SST)

É causada pela toxina eritrogênica tipo A produzida por um tipo de Streptococcus, beta hemolítico A (SBEA). A porta de entrada é geralmente uma infecção cutânea de propagação rápida.

A síndrome do choque tóxico estreptocócico causa mais frequentemente a morte de células dos tecidos moles, erupção cutânea eritemato-máculo-papular generalizada, problemas de coagulação do sangue e danos ao fígado, enquanto a síndrome do choque tóxico estafilocócico causa mais frequentemente vômito, diarreia, erupção cutânea difusa, vermelhidão da mucosa, confusão mental, trombocitopenia .

A doença de Kawasaki tem várias características em comum com a síndrome do choque tóxico, mas geralmente é menos grave

Ambos estão associados a febre que não cede com antibióticos, vermelhidão das membranas mucosas e erupção cutânea eritematosa e descamação associada.

Muitos sintomas de choque tóxico s. no entanto, são raros ou ausentes na doença de Kawasaki, incluindo dor muscular difusa, vômitos, dor abdominal, diarreia, pressão arterial baixa e choque.

Síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica relacionada a COVID-19:

Síndrome inflamatória de múltiplos órgãos caracterizada por febre, choque, inflamação do músculo cardíaco (miocardite), dor abdominal, quadro clínico semelhante à doença de Kawasaki.

Testes positivos para COVID-19 foram observados em alguns, mas não em todos os pacientes com essa síndrome clínica.

Febre das Montanhas Rochosas:

Causada pela Rickettsia rickettsii, é transmitida por carrapatos ixodidae.

Os sintomas básicos são febre alta, forte dor de cabeça e erupção na pele.

Pacientes com suspeita de choque tóxico s. deve ser internado imediatamente em terapia intensiva para terapia de suporte com infusão intravenosa e vasopressores para auxiliar a circulação sanguínea e, possivelmente, com intubação e ventilação assistida.

O tratamento com antibióticos intravenosos é altamente recomendado para todos os pacientes.

A antibioticoterapia deve ser prolongada até que o paciente não tenha mais febre, geralmente após 10-14 dias.

Em casos graves de síndrome do choque estafilocócico tóxico que não se resolvem com fluidos e medicamentos vasopressores, recomenda-se a terapia com imunoglobulina intravenosa.

Corticosteróides não são recomendados.

Leia também:

Acesso intraósseo, uma técnica que salva vidas no gerenciamento de choque de emergência

Princípios de gerenciamento e administração de fluidos em choque séptico: é hora de considerar os quatro d's e as quatro fases da terapia de fluidos

Fonte:

Ospedale Bambino Gesù

você pode gostar também